terça-feira, 27 de novembro de 2007

Rui Barbosa e o Design

“O dia em que o desenho e a modelação começarem a fazer parte obrigatória do plano de estudos na vida nacional, datará o começo da história da indústria no Brasil.”
Olha só a visão deste cara que, como jornalista no Diário da Bahia, em 1882, pronunciou o discurso “O Desenho e a Arte Industrial”. Ele nasceu na Bahia em 1849 e escrevia nos jornais da Faculdade, discursava e se envolvia nas questões políticas e sociais. Formado, começou a trabalhar como advogado em sua terra natal. Foi deputado, senador, ministro e candidato à presidência da República duas vezes. São de pessoas assim que o Brasil precisa, com comportamento que revelam sólidos princípios éticos e grande independência política, além de uma visão futura do mundo que o cerca. E não este “bando” que anda norteando os caminhos do nosso país. E tenho dito!

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Esse cara também é bom


Eric Clapton é muito mais que um rock star, apresentou-se ao redor do mundo em shows disputadíssimos e é um artista fundamental no desenvolvimento musical de toda uma era. Sua maneira de tocar o fez ser chamado de Deus. Composições como Let it Rain, Layla e Wonderful tonight, detalhadas no livro, são inesquecíveis para várias gerações de fãs de música. E agora, pela primeira vez, Clapton conta a história de sua viagem profissional e pessoal nesta honesta autobiografia. Ele conta a história como ela é, sem esconder nada, muito objetivo, o que faz deste livro uma das memórias mais arrebatadoras de nosso tempo. Taí um bom presente de Natal. Alguém se habilita?

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Esse cara é bom


Referência hoje de design gráfico, as telas alegres e coloridas de Romero Britto decoram a casa de dezenas de celebridades: Arnold Schwarzenegger, Madonna, Bill Clinton, Carlos Menem, Ted Kennedy, Andre Agassi, Michael Jordan, Xuxa e Paloma — esta, filha de Pablo Picasso. Seus quadros são vendidos por até US$ 120 mil.
Mais bem-sucedido no Exterior, Britto tem investido em outras áreas. Já criou peças publicitárias para Pepsi-Cola, Disney, IBM e Apple. Sua obra vem sendo usada em embalagens, na moda e até em carros.
Dono de um traço quase infantil, Britto produz pinturas a óleo explorando formas geométricas ou figuras de sua preferência, como corações ou animais, sempre com cores vivíssimas. Faz sucesso justamente porque sua obra dá vida a qualquer espaço ou objeto. A obra acima se chama cachorro azul e para conferir mais obras do artista vá em em http://www.romerobritto.com.br/

terça-feira, 13 de novembro de 2007

MacCa Years


Paul McCartney lança hoje "The McCartney Years", uma edição especial com três DVDs. O material mostra vídeos de performances ao vivo e filmagens raras. Os dois primeiros discos trazem clipes, desde o primeiro para a faixa "Maybe I'm Amazed" até "Fine Line", de 2005. Extras dos dois discos incluem um vídeo promocional de "Band on the Run" e um documentário que mostra os bastidores.
Já o terceiro disco é composto por trechos extraídos de Rockshow, gravado durante uma turnê de 1976 da banda Wings, pela participação do cantor no MTV Unplugged de 1991 e por 11 músicas do show no Festival de Glastonbury de 2004. Tudo isso, fora o que não posso deixar de comentar, o excelente trabalho de design do box, onde está uma espécie de coleção visual definitiva da vida de McCartney.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Altas Ondas na Feira


Wavetoon é um livro que conta histórias sobre a cultura surf, suas lendas, desafios e rituais. Mas que antes de tudo, celebra a amizade, porque surfar nunca é tão bom quando estamos sozinhos. Com excelentes desenhos de Alexandre Torrano e argumentos de George Martins, parceiros e amigos, essa obra está sendo lançada na Feira do Livro somente no Stand da Editora Nova Prova, mas também dá pra comprar pelo site www.wavetoon.com.br/. Huhuuu!








Nona Arte na WEB


O Brasil é o quinto país no ranking da HQ, com faturamento anual de U$200 milhões, porém os titulos que costumamos encontrar nas livrarias e "bancas da esquina" são na sua maioria internacionais. Não desmerecendo a qualidade dos gringos, mas temos excelentes autores e desenhistas e o mercado nacional necessita de investimentos, logo precisamos fazer a nossa parte. Para isso é preciso conhecê-lo melhor! O site http://www.nonaarte.com.br/ tem 449 títulos gratuitos para downloads (PDF) ou leitura on-line e é referência para editores, artistas e escritores do gênero em busca de novidades. Amantes dos quadrinhos, procurem alguns títulos na Feira do Livro até dia 11 de Novembro. Acesse também o http://www.wavetoon.com.br/ que também está lançando na Feira, histórias do surf com desenhos e histórias iradas de seus personagens.