quarta-feira, 29 de abril de 2009

Amplitude do Design Gráfico

A banda grunge Pearl Jam, comemora 18 anos do lançamento de Ten, seu disco de estréia (lançado em 27 de agosto de 1991) com uma edição comemorativa que, além de dar um novo fôlego para o álbum, demostra a amplitude que o design gráfico pode alcançar em peças como discos de rock.
As embalagens criam identidades do produto, transformando-os em objeto de desejo, aquecendo as vendas e a criatividade de quem desenvolve todo o pacote de relançamento. A edição comemorativa vem em três edições: uma mais simples com o CD remasterizado, outro com uma versão dupla e mais um DVD e a completa com dois CDs, um DVD, quatro discos de vinil e uma fita cassete, tudo isso acompanhado de livro, posters, bottons e encartes muito bem trabalhados.
http://whiplash.net/bandas/pearljam.html

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Embalagens Bárbaras

Ainda na onda das incríveis embalagens para sucos, o mínimo que se poderia dizer sobre estas é que se parecem com frutas mesmo.
O designer industrial Naoto Fukasawa procurou criar uma superfície que imitasse a cor e a textura de cada fruta nos seus mínimos detalhes, assim o objeto é capaz de passar a sensação de estar segurando uma fruta de verdade. Genial!
Via Geekologie e Toxel.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Sucos Bárbaros

Em janeiro, o designer americano Marc Valega ficou conhecido no mundo virtual após publicar em seu site oficial a fictícia linha de sucos intitulada Beatle Juice. O trocadilho com o título original do filme Os Fantasmas se Divertem (Beetle Juice) foi inspirado nos Beatles. A obra consiste em quatro toy arts de caixas de sucos ilustradas com desenhos do quarteto britânico. Cada integrante representa um sabor – John Lenon virou John Lemon (sabor limão); George Harrison se transformou em George Pearrison (sabor pêra); Ringo Starr virou Mango Starr (sabor manga) e Paul McCartney se transformou em Apple McCartney (sabor maçã). A empresa brasileira de design Bistrô se baseou na mesma ideia do designer americano para homenagear grandes nomes da MPB. A versão nacional é inspirada nos Doces Bárbaros, grupo formado na década de 70 por Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa. Os músicos foram transformados em Maracugil, GalRaná, AbaCaetano e BeTâmara, nos sabores de maracujá, guaraná, abacate e tâmara, respectivamente.No site oficial da Bistrô (http://blogdabistro.com/2009/03/19/os-sucos-barbaros) é possível fazer download gratuito dos toy arts. (Por Adele Grandis)