quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Genealogia Bragança


O livro Velho de Linhagens refere os Sousãos, Bragançãos, os Maias, os Baiões e os Riba Douro como as cinco principais famílias da nobreza portuguesa e revela a sua remota origem: “dom Alan, que foi clerigo filho d’algo e filhou a filha do rei da Arméria (...) e fege nela dous filhos donde vieram as linhagens dos Bragançãos”.
Os descendentes do 1º duque de Bragança, D. Afonso, filho natural legitimado do rei D. João I, não usaram durante séculos qualquer sobrenome, como era uso entre nas famílias reais, e quando o fizeram, acrescentaram normalmente o sobrenome “de Portugal”. Só muito tardiamente (séc.XVII) passaram a acrescentar “de Bragança” ao seu próprio nome.
É, assim, provável que os atuais Bragança que não descendem da Casa Real Portuguesa tenham retirado o sobrenome da própria cidade que os viu nascer, prática aliás muito corrente em Portugal, como os Guimarães, Coimbra, Lisboa, etc.

Um comentário:

Andressa Bragança disse...

Ola Fernando.
Sabe me dizer como descobrimos a nossa linhagem Bragança?
Eu sou Bragança. Meus pais sempre contaram que a familia do meu pai veio de portugal e que descendiam de reis etc.. Como saber se é verdade?
Sabe me dizer tbm se braganças sao de linhagem judaica?
Abraços