sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Titan e Carvão


Estes são meus filhos cães.
O Titan nasceu nos fundos de uma agência de publicidade na qual eu trabalhava como diretor de arte, é um acrobata nato e tá sempre ligado.
O Carvão é de procedência duvidosa, bem comilão e meio mau-humorado.
São ferozes guardiões de minha morada na praia do Imbé.
Cuidado!
A ilustração abaixo das fotos fiz inspirado nestas figuraças.
É como diz o ditado: "Quanto mais conheço o ser humano, mais gosto dos meus cães".

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Guitarradas


Os britânicos Noel Gallagher, da banda britânica Oasis, e o cantor James Blunt fazem parte de um grupo de 30 músicos e bandas, como o New Order, que estão desenhando guitarras Gibson Les Paul como parte de uma campanha beneficente. Cada músico vai trabalhar em parceria com um artista. Peter Blake, criador da capa do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", dos Beatles, vai pintar a guitarra desenhada por Paul Weller. O parceiro de Ozzy Osbourne será o cartunista Gerald Scarfe. Jimmy Page e B.B. King também estão nessa campanha.
As guitarras da foto são minhas criações. A de cima pintei artesanalmente usando tinta fosca preta, depois respinguei de prateado. A outra, foi uma encomenda das lojas MULTISOM em parceria com a Tagima para comemorar o campeonato mundial ganho pelo Internacional no final do ano passado. Gostaria mesmo é de fazer uma pros gremistas.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

O fascínio das PinUps


O Wikipédia define pin-up como uma modelo cujas imagens sensuais produzidas em grande escala exercem um forte atrativo na cultura pop. Destinadas à exibição informal, as pin-ups constituem-se num tipo leve de pornografia. As mulheres consideradas pin-ups são geralmente modelos e atrizes.
Todo desenhista tem uma queda por este tipo de arte. Se não tem, deveria ter... Bem, um dos meus colegas, o designer gráfico Cláuder Marros, tem vários desenhos excelentes de pin-ups, além deste ao lado. Para vê-los vá em http://www.marros.deviantart.com .

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Arte de Ron Wood


Ronnie nasceu na Inglaterra em 1947 e estudou na Ealing College of Art antes da música tornar-se sua principal influência. Tocou com Rod Stewart no The Faces e depois com os Rolling Stones garantindo seu lugar no "quem é quem" do Rock. Ele nunca parou de fazer seus esboços onde quer que estivesse, nos camarins, no backstage ou em casa com a família e amigos. É tão comum encontrá-lo com um lápis quanto com uma guitarra, retratando o seu dia-a-dia e buscando inspiração de suas influências musicais. Ronnie vive em Londres e na Irlanda. Durante os últimos anos ele fez várias exposições individuais na Europa, nas Américas e no Japão, incluindo uma retrospectiva no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, onde mostrou vários trabalhos em óleo, esculturas em madeira, litografias, entalhe e drypoints. Ele tem planos de continuar as duas carreiras com sua energia usual. Para ver os dotes artísticos de outros músicos do rock acesse www.frontrowgallery.com.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Revolver - A capa


Klaus Voormann foi um dos amigos que os Beatles fizeram na Alemanha, onde se apresentavam no início da carreira. Quando a banda se estabeleceu em Londres, em 1962, o berlinense foi tentar a sorte na cidade e John Lennon o convidou para cuidar da arte de Revolver. Voormann desenvolveu sua idéia a partir do rebuliço que os cabelos dos Beatles causavam.
Desenhou os amigos em delicadas linhas de nanquim, uniu-os pelos cabelos e coalhou aquela floresta capilar de fotos da banda. Manteve tudo em p&b, destacando-se dos grafismos lisérgicos, e levou o Grammy de melhor capa de 1966. Depois, criou uma tira de quadrinhos sobre tudo, que vende no site www.voormann.com.

Genealogia Bragança


O livro Velho de Linhagens refere os Sousãos, Bragançãos, os Maias, os Baiões e os Riba Douro como as cinco principais famílias da nobreza portuguesa e revela a sua remota origem: “dom Alan, que foi clerigo filho d’algo e filhou a filha do rei da Arméria (...) e fege nela dous filhos donde vieram as linhagens dos Bragançãos”.
Os descendentes do 1º duque de Bragança, D. Afonso, filho natural legitimado do rei D. João I, não usaram durante séculos qualquer sobrenome, como era uso entre nas famílias reais, e quando o fizeram, acrescentaram normalmente o sobrenome “de Portugal”. Só muito tardiamente (séc.XVII) passaram a acrescentar “de Bragança” ao seu próprio nome.
É, assim, provável que os atuais Bragança que não descendem da Casa Real Portuguesa tenham retirado o sobrenome da própria cidade que os viu nascer, prática aliás muito corrente em Portugal, como os Guimarães, Coimbra, Lisboa, etc.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Surfando desenhos




"O desenho é o processo pelo qual uma uma superfície é marcada aplicando-se sobre ela a pressão de uma ferramenta e movendo-a, de forma a surgirem pontos, linhas e formas planas".



Se a superfície for a água, a pressão é a manobra, a ferramenta é a prancha, as linhas são séries que se formam no horizonte. Tenha um plano e use a imaginação. Este é o ponto!
Arte ao lado de Fernando Bragança

quinta-feira, 16 de agosto de 2007