segunda-feira, 30 de agosto de 2010

RockStory BackBeat

Hamburgo/Alemanha, 1960. Após o músico e artista plástico Klaus Voormann assistir uma das apresentações da primeira formação dos Beatles, ele fica entusiasmado e convence sua namorada, Astrid Kirchherr, a apresentá-los para o circuito alternativo da cidade. Aos poucos Sutcliffe, que tocava baixo, se aproxima de Astrid e se afasta cada vez mais da banda. Agora imagine-se em 1993 escolhendo uma "banda perfeita": na bateria, o cara da maior banda de todos os tempos daquela semana, um cara explosivo e com uma batida pulsante. No baixo, um neguinho discreto e competente, forte nas melodias, e também backing vocal! Na guitarra um loko destruidor, experimental e criativo. No vocal, um cara bem rock'n'roll, de banda não muito conhecida, pra não chamar atenção. Agora ficou tri! No comando, um produtor tarimbado, entendedor do assunto e ainda por cima, guitarrista. Com toda essa galera, por que não buscar um repertório de rock descompromissado dos primórdios dos anos 60, só por diversão. Como diria o próprio Lennon: BUTHEGOTALOTOFFUN.

Assim, essa brincadeira tornou-se realidade no que foi um dos grandes eventos que entrou para a história do rock dos anos 90, a Backbeat Band. Na banda, um time de primeira formado por David Grohl do Nirvana na bateria, o baixista Mike Mills do R.E.M., Thurston Moore do Sonic Youth na guitarra e Greg Dulli do Afghan Whigs e Dave Pirner do Soul Asylum como vocalistas interpretando clássicos dos anos 60. Na produção do disco, Don Fleming (Screaming Trees, Teenage Fanclub, Hole), que ainda completa a formação tocando guitarra.

Para a trilha sonora do filme, ao invés de garimpar registros históricos dos Beatles, o grande lance foi de juntar músicos atuais numa banda fictícia. Assim, em poucos dias foi gravado o disco. Os músicos pegaram o espírito da brincadeira. "Foi muito bom, se reunir para tomar cerveja e tocar Beatles", relembra Greg Dulli sobre o clima das gravações.
Cabe lembrar que no MTV Movie Awards '93, a premiação de cinema da MTV americana daquele ano, a Backbeat Band fez a sua primeira e única apresentação ao vivo, tocando "Money" e "Long Tall Sally".
Depois desse show, cada um foi para o seu lado e a Backbeat Band para a história. Para a “Rock História”!
E onde está o “design” nessa história? Bem, Stu deixou os Beatles porque ganhou um bolsa na Escola de Arte de Hamburgo.Klaus , além de músico, é um excelente desenhista e Astrid sempre foi uma fotógrafa das melhores! Acesse os links e conheça também seus trabalhos:
(http://www.stuartsutcliffeart.com/)
(http://www.voormann.com/)
(http://www.fanpix.net/gallery/astrid-kirchherr-pictures.htm)
Não perca a RockStoryband (http://www.rockstoryband.com/) interpretando esse momento mágico do rock, o clima de pura diversão, com performances empolgantes e muita energia. Te liga nessa!

Nenhum comentário: