segunda-feira, 30 de agosto de 2010

RockStory BackBeat

Hamburgo/Alemanha, 1960. Após o músico e artista plástico Klaus Voormann assistir uma das apresentações da primeira formação dos Beatles, ele fica entusiasmado e convence sua namorada, Astrid Kirchherr, a apresentá-los para o circuito alternativo da cidade. Aos poucos Sutcliffe, que tocava baixo, se aproxima de Astrid e se afasta cada vez mais da banda. Agora imagine-se em 1993 escolhendo uma "banda perfeita": na bateria, o cara da maior banda de todos os tempos daquela semana, um cara explosivo e com uma batida pulsante. No baixo, um neguinho discreto e competente, forte nas melodias, e também backing vocal! Na guitarra um loko destruidor, experimental e criativo. No vocal, um cara bem rock'n'roll, de banda não muito conhecida, pra não chamar atenção. Agora ficou tri! No comando, um produtor tarimbado, entendedor do assunto e ainda por cima, guitarrista. Com toda essa galera, por que não buscar um repertório de rock descompromissado dos primórdios dos anos 60, só por diversão. Como diria o próprio Lennon: BUTHEGOTALOTOFFUN.

Assim, essa brincadeira tornou-se realidade no que foi um dos grandes eventos que entrou para a história do rock dos anos 90, a Backbeat Band. Na banda, um time de primeira formado por David Grohl do Nirvana na bateria, o baixista Mike Mills do R.E.M., Thurston Moore do Sonic Youth na guitarra e Greg Dulli do Afghan Whigs e Dave Pirner do Soul Asylum como vocalistas interpretando clássicos dos anos 60. Na produção do disco, Don Fleming (Screaming Trees, Teenage Fanclub, Hole), que ainda completa a formação tocando guitarra.

Para a trilha sonora do filme, ao invés de garimpar registros históricos dos Beatles, o grande lance foi de juntar músicos atuais numa banda fictícia. Assim, em poucos dias foi gravado o disco. Os músicos pegaram o espírito da brincadeira. "Foi muito bom, se reunir para tomar cerveja e tocar Beatles", relembra Greg Dulli sobre o clima das gravações.
Cabe lembrar que no MTV Movie Awards '93, a premiação de cinema da MTV americana daquele ano, a Backbeat Band fez a sua primeira e única apresentação ao vivo, tocando "Money" e "Long Tall Sally".
Depois desse show, cada um foi para o seu lado e a Backbeat Band para a história. Para a “Rock História”!
E onde está o “design” nessa história? Bem, Stu deixou os Beatles porque ganhou um bolsa na Escola de Arte de Hamburgo.Klaus , além de músico, é um excelente desenhista e Astrid sempre foi uma fotógrafa das melhores! Acesse os links e conheça também seus trabalhos:
(http://www.stuartsutcliffeart.com/)
(http://www.voormann.com/)
(http://www.fanpix.net/gallery/astrid-kirchherr-pictures.htm)
Não perca a RockStoryband (http://www.rockstoryband.com/) interpretando esse momento mágico do rock, o clima de pura diversão, com performances empolgantes e muita energia. Te liga nessa!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Rock Capas - Marillion


Mark Wilkinson (http://en.wikipedia.org/wiki/Mark_Wilkinson) nasceu em Windsor , Inglaterra em 3 de outubro de 1952, e é conhecido por sua arte detalhada e surrealista retratada para uma série de bandas britânicas, entre as quais a de rock progressivo, Marillion. Embora versado em uma série de técnicas, ele é considerado um mestre do airbrush. A primeira criação de Wilkinson para Marillion foi a capa de seu primeiro 12 "EP Market Square Heroes (1982). Posteriormente, a sua obra de arte seria utilizada em todos os álbuns do Marillion. Quando o Fish ( http://en.wikipedia.org/wiki/Fish_(singer)) deixou a banda Wilkinson seguiu com ele, fazendo a arte de vários de seus álbuns e singles dos anos 90.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Rock Capas - RUSH

Hugh Syme (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hugh_Syme) é o criador de capas de álbuns do grupo canadense RUSH. Baseado na maioria das vezes em trocadilhos que se referem aos títulos das músicas, suas imagens, fotografias ou desenhos são bastante criativos e com senso de humor. Quando o RUSH mudou seu estilo no seu álbum "Signals", Hugh Syme fotografou um dálmata "marcando seu território" perto de um hidrante de incêndio: uma imagem forte, com cores agressivas, as quais, uma vez visto, permanece na memória.
Para a capa do álbum "Moving Pictures", uma foto tirada na frente do Queen's Toronto's Park Building mostra um movimento literal de fotos - todos os três - três quadros, três arcos, três pilares, etc - referem-se ao fato de que o Rush é um trio. No nível técnico, a fotografia é impecável e exigiu uma quantidade considerável de implantação da técnica - a tal ponto que a gravadora se recusou a pagar o custo extra da encenação da foto, que RUSH teve que pagar do seu próprio bolso.